Como fazer balões personalizados por impressão serigráfica

Para entender o processo de fabricação de balões personalizados impressos em serigrafia é só continuar a aproveitar o conteúdo desta página mas se precisar de um orçamento agora mesmo acesse a Página dos balões personalizados. Lá escolha a cor, quantidade e forma de impressão para ver seu desconto

No fotolito é onde tudo começa.

Fabricar balões personalizados impressos ( entenda a diferença ) começa sempre por um fotolito. Para a aplicação que desejamos que é a personalização de nossos balões. Existem diversas formas de se gerar um fotolito. Em nosso caso bastará uma folha de papel translúcido impresso com a arte ( logomarcas, desenhos, texto e rabiscos quaisquer ) que se deseja imprimir no balão. O Rafael neste vídeo ajuda bastante esta compreensão sobre o que é um fotolito. Minha dica é: Compreenda muito bem este processo para partir para o próximo passo abaixo mais apto. Aproveite e compre um pacote de folhas de papel vejetal em formato A4 e reserve em local sem umidade. Te indico comprar papel vegetal 90g/m2 Canson. E claro você vai precisar de uma impressora com 600 dpi de resolução ao menos. Agora vamos entender, e ver como gerar este fotolito da forma mais simples usando a busca de imagens do google.

Usando a pesquisa do google para gerar fotolito

Gerando fotolito da maneira mais simples e didática Fotolito do layout para imprimir 

gerando fotolito para balões personalizados de forma muito simples

Com este recurso você pode escolher entre milhares, isso mesmo milhares de layouts para fazer a impressão em seus balões. Apresentei como fazer isso e se você ainda não entendeu como este layout vai ser impresso no balão, não se preocupe nos próximos passos iremos te guiar. Este recurso de exemplo fica como um reforço no aprendizado sobre o que exatamente é um fotolito. Acreditamos que a partir daqui fique claro para você este entendimento sobre o fotolito.

 

Obs: Atente que para usar uma arte é preciso verificar sobre os direitos autorais da mesma. Cuidado para não cometer plágio.

Acrescentando texto e ou modificando meu fotolito

https://youtu.be/qe3HxignZyo

exemplo simples para a melhor compreensão de um fotolito usado para personalizar balões

Perceba neste vídeo que escrevemos a mão mesmo em cima do fotolito. O que estiver impresso no fotolito teoricamente sairá impresso nos balões.

Esta é a hora que nos perguntamos: Como fazer para escrever algo como o nome do aniversariante em meu fotolito.

Lembre se que a finalidade deste tutorial é fazer você compreender como fazer balões personalizados seja em casa ou industrialmente. Este entendimento é primordial e os exemplos citados são os mais simples possíveis, tão simples como úteis em qualquer escala de produção.

Dica: Mantenha sua mente aberta e procure compreender a essência do que está aprendendo. Nunca deixe de se perguntar o porquê deve ser desta forma e entenda que você é que vai refinar o que aprendeu e dar sua solução com base no seu aprendizado. Pode ficar a vontade para perguntar o que desejar em cada passo.

A esticagem da tela do vídeo #01 para balões personalizados

https://youtu.be/KuO8KlxL54U

Esticando -matriz serigráfica para balões personalizados

Mostraremos o primeiro passo para fazer suas próprias matrizes serigráficas para imprimir qualquer layout ( compreendido acima ) em sua máquina manual começando por esticar a tela de forma manual e prática com resultado satisfatório para imprimir em seus balões e adquirir mais aprendizado.

Porque mencionando aqui a matriz serigráfica que alguns chamam de tela de serigrafia que é composta por nylon 120 fios, grampos e quadro de madeira para esticar o nylon e este conjunto vai ficar igualzinho a um quadro de parede em branco.

Dica: continue tranquilo e aprendendo, vai valer a pena

Não se importe ainda com outras questões, apenas entenda este passo para fazer seus quadro que será necessário quando você aprender mais abaixo outras instruções. No momento foque em aprender a fazer este quadro e claro que pode perguntar a vontade que iremos te ajudar. Sabe porque ajudamos? É bem simples, porque aprendemos e estamos neste ramo desde 2008. Logo temos também de passar as informações que sabemos! Simples não? afinal estamos na era globalizada da informação.

Como fazer o desengraxe da tela do vídeo #02 para balões personalizados

https://youtu.be/HZ1OZNiyxzY

Purificando a matriz serigráfica para receber a emulsão ( desengraxe )

Neste segundo vídeo vamos ver como fizemos para desengraxar a matriz serigráfica, no vídeo chamamos simplesmente de purificar, porém o mais correto é chamar desengraxe da matriz serigráfica e tem por objetivo deixar nossa matriz pronta para receber nossa solução fotossensível a luz que mostraremos no vídeo #03.

Relembrando usamos os materiais mais simples possíveis para desengraxe, materiais que você encontrará facilmente até em casa pois o objetivo é fazer compreender o processo de maneira muito simples. Certamente que existem uma gama de produtos profissionais para tal finalidade mas não cabe aqui mencionar ainda. Ficou dúvida vamos as perguntas:

Não deixe de assistir o vídeo #03 pois nele complementamos este desengraxe de maneira satisfatória para fazer as matrizes serigráficas voltadas a imprimir balões de latex, metalizados e bubbles em pequena tiragem. Como já mencionado este aprendizado simples lhe dará base para aprender a fabricar seus balões em escala industrial que também ensinaremos adiante.

Preparando a solução fotográfica do vídeo #03

https://youtu.be/Gq72k_pisG0

Aplicando a solução química fotográfica

A mistura apresentada é fundamental também para um resultado satisfatório, após o preparo deixe a "descançar" para que as bolhas que se formar no processo de mexer saiam, umas 4 horas é o ideal. Então se você mexer de forma vigorosa deverá deixar descançar por mais tempo pois irá criar bolhas de ar na solução e estas bolas ião estourar e formar pontinhosna hora da impressão

Faça sempre testes, anote os tempos de cada passo apresentado e sempre se questione quanto ao resultado final, Desta forma irá garantir sempre um resultado melhor de impressão em seus balões. Na dúvida pergunte agora:

Aplicando a solução fotográfica do vídeo #04

https://youtu.be/O_aq-fObfPs

Vamos visualizar como aplicamos a solução fotosenssível gráfica uniformemente na tela após esticada e desengraxada. Os passos anteriores devem estar bem entendido para chegarmos a este passo #04 é importante salientar que todos os passos devem ser seguidos para que não tenhamos problemas no resultado final que desejamos que são nossos balões personalizados impressos

Se você notar bolhas "olho de peixe" é sinal que ainda não foi desengraxado corretamente ( passo 03 ) a dica é que se isso ocorrer lave imediatamente sua matriz serigráfica e desengraxe novamente.

Dica: Use um secador de cabelos para auxiliar a secagem ( vídeo #04 ) após a aplicação mas cuidado para não usar calor demais. Para testar ponha a uma distância de 50 cm e vá aproximando de sua mão até sentir suportável.

Passe a espátula em movimentos uniformes e constantes afim de obter a película mencionada no vídeo e procure não colocar muito produto para não escorrer. Na dúvida use a área de comentários ao lado que iremos lhe ajudar

Com o auxílio de nossa pequena reveladora e farinha de amendoim faremos a revelação #05

https://youtu.be/-CLmbv8fFMQ

Solução para melhorar a definição da revelação das matrizes serigráficas

Iremos ver como revelamos nossa tela com auxílio de nossa pequena notável reveladora adaptada e um pacote de 1 kilo de farinha de amendoim. Como mencionado no vídeo o intuito aqui é mostrar como fazer com perfeição e pelo menor custo. Existem diversos equipamentos e maneiras diferentes de se fazer a mesma coisa mas você pode escolher o que melhor lhe convier. Nossa dica foi apenas uma sugetão que consideramos econômica. ( talvez o arroz esteja mais barato rsrsrs )

A farinha de amendoim pode parecer e talvez seja mesmo engraçado né? rsrsr porém a mensagem ficou clara que basta um peso uniforme para “aplainar” o fotolito de encontro ao vidro para que não haja refração de luz. Sabendo disso você poderá escolher a melhor reveladora para seu caso, usar um pacote de areia ou açucar, não importa. Vale aqui mesmo é o aprendizado para que logo você possa fabricar em escala industrial seus balões personalizados impressos com serigrafia. Tire suas dúvidas:

Lâmpada usada na reveladora do passo #05 acima

Lâmpada usada na reveladora de matrizes serigráficas para balões personalizados impressos, bolas e bexigas pelo método de impressão serigráfica.

Poupamos em tudo que foi possível nos passos acima para haver os menores gastos possíveis. Mas na Lâmpada usamos a HQA 380 nanômetros que é relativamente mais cara, porém compensa na qualidade de suas revelações.

Com esta lâmpada é possível se fazer excelentes revelações de suas matrizes serigráficas as principais vantagens são:

  • Não necessita de reator
  • Qualquer lâmpada com comprimento de onda entre 380nm 405nm já pode ser usada e esta apresentada está nesta faixa.

Usando a matriz serigráfica na máquina manual ( Passo #06 )

https://youtu.be/gC55Qyu5uJ0
Máquina de fabricar balões personalizados impressos por serigrafia

Achamos que a melhor maneira de aprender a usar sua máquina é vendo o resultado. Mas se preferir pode nos ligar, passar um email ou como preferir. Pra gente o importante sem dúvida é lhe mostrar como seu investimento lhe dará retorno e tirar todas as suas dúvidas

O investimento que mencionei acima não necessariamente tem de ser um investimento financeiro, seu companheirismo muito me importa. O companheirismo e compartilhamento de informações então é importante lucro na vida de alguém.

Se você gostou desta solução pode contar com o meu suporte técnico presencial ( uma consultoria no local ) Em outras palavras, estarei sempre disposto a te ajudar se o seu caso for fazer balões personalizados impressos em serigrafia.

Quando dizemos impressos em serigrafia isso implica que o tipo de personalização é feito por impressão usando insumos serigráficos e não adesivos. Portanto é possível usar adesivos e impressão nos balões bubbles

Grupos para participar e o resumo em vídeo do canal do Barbosa.

Por falar em companheirismo encontramos o senhor Barbosa que prontamente está ajudando muitas pessoas a trabalharem também. Ajudar nos faz bem porque não nascemos para dominar tudo e todos.

 

Conteúdo relacionado encontrado e e compartilhado pelo amigo Célio Barbosa generosamente

https://youtu.be/pmowGgz8u58
Como fazer balões personalizados bem resumido pelo youtuber Célio Barbosa